my profile.

Minha foto
Caldas Novas, Goiás, Brazil
...traz o pior de mim; eu sinto falta do som da sua voz; o silêncio parece tão alto. Porque não há mais ninguém; desde que eu encontrei você! - If I die tomorrow; Simple Plan. :D

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Ao contrário do que dizem ou pensam muitas pessoas fãs do rock, que se julgam críticos de música, o rock nacional é sim muito rico. Claro que não estamos falando de Restart nem Cine, não criticando o trabalho deles né, quem sou eu pra fazê-lo ? Digo no entanto que a 'arte' deles não se enquadra no gênero rock devido às batidas frequentes da bateria, que se não me engano, são 2. Nesse gênero pode-se observar pequenas mudanças devido ao estilo musical de cada banda, não se altera as características principais, no entanto. O rock surgiu nos Estados Unidos, porém teve grande êxito no mundo todo e por isso não demorou a chegar no nosso país. Pode-se citar como alguns exemplos:



* Pop Rock e Punk Rock - criados na década de 70 com grande 'empolgação' devido à criação do videoclipe. Nesse período surge uma batida mais forte e pesada e outra mais dançante... Alguns exemplos de bandas de sucesso nessa época: Led Zeppelin, Deep Purple, Pink Floyd, Queen, entre outros.


* Rock Nacional: Seguiu as mesmas caractarísticas do rock internacional. Nos anos 60 o rock tomava um rumo transgressor e rebelde. Bandas de sucesso internacionais podem ser citados os Ilustríssimos THE BEATLES, Rolling Stones, Pink Floyd e The Doors. Já no Brasil, quem estourou nas rádios foi Celly Campello. Na década seguinte, o estilo passou por pequenas alterações, de fato, novos estilos para o gênero, como o punk rock e pop rock; citados acima. Aqui, no nosso país, o sucesso ficou por conta de Raul Seixas e do grupo Secos & Molhados. Nos anos 80 o gênero rock foi 'misturado' com todos os seus estilos presentes até àquela época. O destaque internacional desse período foi a banda Irlandesa U2, que aliás, marcada de uma caractarística própria e muito conveniente; a política e as críticas à sociedade. Esta ainda faz imenso sucesso no mundo todo atualmente. No Brasil, quem se destacou foram Legião Urbana, com nosso ilustre e eterno Renato Russo, Barão Vermelho, Ultraje a Rigor, Titãs, Engenheiros do Hawaii, Os Paralamas do Sucesso, e outros nomes incríveis do gênero no país. Creio eu, que além dos anos rebeldes - década de 60 - o ano mais importante pro rock foi os anos 90, pois neste foram realizadas mudanças e fusões no estilo. É uma espécie de mistura de rap ou reggae com o gênero rock, as quais ficaram muito interessante e foram ganhando o gosto dos roqueiros. Surge também o estilo grunge, criado em Seattle, na California. Alguns ícones dessa geração foram Red Hot Chili Peppers; Nirvana, com o líder ilustre Kurt Cobain; Faith no More; Pearl Jam e R.E.M.. Enquanto no exterior essas bandas brilhavam com sua arte indiscutível, aqui era a vez de Skank, Pato Fu, Jota Quest, Charlie Brown Jr. e Raimundos.
Bem, isso é só um pouco da magnífica história do bom e velho rock. E como todos sabem, esse sucesso começou nos anos rebeldes como uma forma de protesto pela Guerra do Vietnã e continua até hoje, devido ao sucesso, e também ao grande número de protestos sobre políticas, corrupções, injustiça e impunidade feitos através da arte, pelos músicos e bandas nacionais ou internacionais.



Eu vou ficando por aqui, espero que os amantes do rock tenham gostado de ver a história do gênero musical preferido sendo contada aqui.






Obrigada, beijos. Bella rodrigues. ;}

Nenhum comentário:

Postar um comentário